RACIONAIS MCS, um dos maiores nomes do cenário nacional estara lançando seu
DVD, no
Festival Consciencia Hip Hop, e
MV BILL lança seu
CD FALCÃO - O BAGULHO E DOIDO a programação é composta por palestras, oficinas, mesa redonda e os shows dois maiores nomes do Rap nacional.
- CONSCIENCIA HIP HOP/ PRÉVIAS (14, 21, 28, DE OUTUBRO E 04 DE NOVEMBRO)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ BASQUETE DE RUA (10/11 A 11/11)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ FILME (06/11 A 10/11)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ SEMINÁRIO (08/11 A 10/11)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ WORKSHOP (10/11 A 11/11)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ BATALHAS (10/11 A 11/11)
- CONSCIENCIA HIP HOP/ FESTIVAL (10/11 A 11/11)
Neste ano, o festival se insere definitivamente no circuito nacional de festivais de hip hop, com a proposta de fomentar a circulação da cultura Hip Hop e outras expressões artísticas por todo o Mato Grosso. No Estado, a capital Cuiabá é pioneira. Os municípios de Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças participam ativamente como articuladores nesse processo de divulgação, através das prévias que serão realizadas nesses municípios.
O Festival advêm do movimento Hip Hop que atua como projeto transformador na sociedade. Oferecendo, por exemplo, oficinas de Break, MC, Graffiti; e DJ s em escolas públicas, estendendo-se até o Complexo Sócio-Educativo Pomeri. Incentiva o esporte através da Escolinha de Basquete de Rua. Ele educa, forma atletas, traz mais cultura, cidadania, senso-crítico, além da profissionalização. Busca fortalecer a identidade dos jovens e desenvolve habilidades com foco na inclusão social.
Iniciativa e Organização - A organização CUFA - Central Única das Favelas de Cuiabá é quem organiza o Festival Consciência Hip Hop. A Cufa Cuiabá está ligada a todas as outras Cufas do País, mas sem deixar de ser independente no que diz respeito à produção, tem-se como exemplo o próprio Festival Consciência Hip Hop.
A organização CUFA - Central Única das Favelas é uma das principais disseminadoras da cultura Hip Hop em Mato Grosso. Ela é quem organiza o Festival Consciência Hip Hop.
A CUFA em Mato Grosso promove atividades nos campos da educação, esportes, cultura e cidadania - contribuindo para o desenvolvimento humano - e trabalha com 9 elementos do hip hop:
- DJ (artista que opera discos de vinil produzindo efeitos nos mesmos);
- GRAFFITI (movimento organizado nas artes plásticas em que o artista aproveita espaços públicos, criando uma nova identidade visual em territórios urbanos);
- BREAK (estilo de dança originário do movimento hip hop que trabalha a auto-estima);
- RAP (ritmo e poesia, estilo musical culturalmente herdadodas populações latinas e negras e que é a essência do hip hop);
- AUDIO-VISUAL (valorização da imagem como instrumento de transformação social);- BASQUETE DE RUA (esporte oficialmente embalado pelo rap);
- LITERATURA (arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso, que compreende conhecimentos relativos às obras ou aos escritores literários);
- PROJETOS SOCIAIS (conjunto de ações que visa a luta pelo bem-estar e por uma sociedade mais justa);
- POLÍTICA (conjunto de práticas sociais que luta pelos direitos civis).
CUFA no Brasil - A Cufa, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais, surgiu da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscavam espaço para suas várias formas de expressão.Entre seus fundadores está MV Bill e Nega Gizza.
MV Bill que já recebeu diversos prêmios devido sua ativa participação no movimento Hip Hop. Entre eles, está o da UNESCO, como uma das pessoas mais militantes no mundo nos últimos 10 anos. MV Bill é responsável pela produção do documentário "Falcão - Meninos do Tráfico" que chocou o Brasil ao mostrar meninos envolvidos com o tráfico de drogas e Nega Gizza Rapper sendo uma das maiores referências musicais do Brasil no mundo do rap.
Parceiros - As entidades parceiras na realização do Evento e também do Projeto Consciência Hip Hop são: UNESCO; Prefeituras Municipais de Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças por meio das Secretarias de Culturas; Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Superintendência do Sistema Sócio-Educativo Complexo Pomeri e a Policia Comunitária do Estado de Mato Grosso.