Fórum Permanente de Cultura se reunirá nesta quarta
As novas diretrizes da política cultural do estado e a eleição do conselho estadual de cultura serão as pautas que terão espaço privilegiado de debate nesta quarta (18/10), às 19h, quando o Fórum Permanente de Cultura do Estado de Mato Grosso se reunirá no Clube Feminino, na Casa da Cultura.
Na oportunidade, agentes culturais dos diferentes segmentos debaterão a descentralização das discussões relativas à eleição para os demais municípios mato-grossenses, bem como, a demanda de projetos dessas localidades com vistas ao mapeamento da produção cultural em todo o estado com foco em sua proporcionalidade.
A proposta é ampliar o contingente de produtores e artistas participantes ativamente dos debates acerca dos rumos da cultura do estado. Para isso, fóruns em Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis já estão agendados para os dias 21 e 28 de outubro e 04 de novembro, respectivamente.
Contexto - Essa é a quarta reunião do Fórum promovida desde agosto deste ano. Na última ocasião, ocorrida no dia 19 de setembro, uma comissão foi eleita para debater o regimento que seria aplicado nas eleições, ainda sem data definida, do conselho estadual de cultura que tomará posse em 2007. Durante as reuniões da comissão foi evidenciada a necessidade de abarcar com efetividade outras cidades do estado para a definição do pleito.
O Fórum Permanente de Cultura de Mato Grosso é um movimento legítimo sem natureza jurídica, que pode ser convocado por qualquer agente cultural do estado, conforme as necessidades diagnosticadas pela classe.
Histórico - Criado há mais de dez anos por produtores e artistas de Cuiabá, num momento histórico em que a pasta da cultura ainda estava relegada à Secretaria de Educação e Cultura, a partir de um amplo debate entre o segmento e o poder público uma série de avanços foram conquistados. Entre eles, a criação de uma secretaria própria para a cultura e também a regulamentação de leis de incentivo que oxigenaram a produção no estado.Atualmente, um dos principais pontos em questão é a criação de câmaras técnicas segmentais cuja missão seria a realização das analises técnica dos projetos inscritos na secretaria e a aprovação dos mesmos. Com isso, o papel dos conselheiros estaria ligado à elaboração de políticas públicas mais arrojadas e democráticas para o estado.
SERVIÇO
O QUE – Fórum Permanente de Cultura
QUANDO – Nesta quarta, às 19hONDE – Clube Feminino - Av. Barão de Melgaço, 3.667, na Casa da Cultura
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home