Rede Matogrossensse de Hip Hop

16.7.07

O rap de Mato Grosso vai ao Chile

Fonte: Rap Nacional
César Mendes, rapper de Mato Grosso, extrapola fronteiras brasileiras e vai mostrar o seu CD ‘Na Condição’.
É o Hip Hop de MT na estrada
Lorenzo Falcão
Da Editoria - Diário de Cuiabá
‘Na Condição’ é o nome do CD de hip hop mato-grossense que está sendo lançado bem longe daqui. No Chile, para ser mais exato. E seu autor, César Mendes, foi à luta arrumou as malas e se mandou para as terras chilenas onde, de carona com rappers locais, lança seu trabalho.
César é um dos pioneiros do Movimento Hip Hop por aqui. Desde 1999 agita o distante bairro do Tijucal com suas iniciativas voltadas para a valorização das manifestações que brotam espontaneamente e na raça em bairros e locais mais afastados da região central de Cuiabá.
O cantor explica que o Movimento Hip Hop surgiu no mundo tendo dois locais originários, no final da década de 70: a Jamaica e o Bronx, bairro de Nova York. Manifestações como o grafite, o rap, breakdance e o som que provém dos DJs fazem parte desse movimento, que tem ainda outras ‘armas’ como o basquete de rua e a pit box, aquele som que os caras fazem com a boca e as mãos, numa espécie de improviso porque nem sempre há dinheiro pra comprar os instrumentos.
César nasceu no Paraná, na cidade de Cascavel, mas já se diz cuiabano, uma vez que veio para cá ainda criança. Orgulha-se de morar no Tijucal e participar do movimento do pedaço. “Nosso bairro é um dos principais pólos do Movimento Hip Hop de Mato Grosso”, destaca.
Indagado sobre a Cufa – Central Única das Favelas, instituição estabelecida em Cuiabá já há três anos e que engrossa bastante o caldo do Hip Hop por aqui, César explica que não interage com a Cufa: “Não faço parte da Cufa, mas a respeito e acho que há espaço para todos”, faz questão de salientar.
O cantor está maduro com seus 30 anos, ao longo dos quais, já ralou bastante. Chegou, inclusive, a trabalhar como motorista de caminhão. A oportunidade de viajar para o Chile surgiu através do site myspace, onde se arranchou com seu rap e foi logo travando amizades. Primeiro conheceu uma galera da Bolívia, por meio da qual, chegou aos chilenos de Chillan, uma localidade próxima a Santiago, que se intitulam como Santeria. “Eles estão lançando seu CD chamado ‘A Marca Del Escorpion’ e me convidaram para ir lançar o meu também”, contou o rapper de Mato Grosso. E ele se mandou mesmo.
Na quinta-feira passada, por telefone, nossa reportagem conversou com César e ele se mostrava angustiado porque não sabia se conseguiria ou não patrocínio para a viagem. Já no domingo, ligamos para sua casa e uma pessoa informou que ele tinha conseguido a viagem.
O CD ‘Na Condição’ foi gravado em São Paulo, ano passado, também no peito e na raça, com umas parcas economias que o cantor juntou. Ficou pronto em dezembro e, de lá pra cá, seu autor vem divulgando seu rebento. Boa viagem e boa sorte a ele!

1 Comments:

  • Salveeeeee

    Vim aqui propor uma proposta

    gostaria de saber se não taz afim de entra em parceria com o Rádio Manifesto e Máfia DC

    colokando o som da radio no teu blogspot

    se haver interesse

    me add no msn

    radiomanifesto@hotmail.com


    contate no msn

    Abraço Familia
    Paz

    By Blogger .:: Máfia DC :: Traficando o Rap ::., at quinta-feira, 19 julho, 2007  

Enviar um comentário

<< Home