Rede Matogrossensse de Hip Hop

11.8.06

Hip Hop nas ruínas de Vila Bela

A CUFA - Central Única das Favelas esteve presente na FESTA DO CONGO, em Vila Bela - primeira capital de Mato Grosso - a Dançado Congo representa a resistência dos negros que continuaram na região após a transferência da capital do Estado para Cuiabá, em 1835. Faz parte da Festa de São Benedito que ocorre sempre no mês de julho, em uma segunda feira, quando comemoram o dia do santo negro.
A movimentação da Dança do Congo é a caracterização da marcha dos soldados, o pulso vertical dos corpos, os movimentos dos braços com as espadas e o ritmo dos pés, dançando ou caminhando, remetem à marcha.
Em um bate papo descontraído com parceiro Dj Taba, membro da CUFA Cuiabá, ele satisfatóriamente empolgado e feliz nos informou das atividades desenvolvidas la:
Primeiramente nos levou ao conhecimento que a Festa do Congo é uma festa Típica, realizada a varios anos na cidade e dura em torno de um mês. A CUFA através do convite da Coordenadoria de Politicas e Gênero de Igualdade Racial, esteve presente neste importante evento do Estado de Mato Grosso, apresentando a população Oficias de Hip Hop (Break, Mc e Dj)
Onde Dj Taba em nome de todos envolvidos nas oficinas, expressa a gratificação que teve com desempenho de todas as crianças envolvidas nas atividades, e o mesmo frisa que "foi uma troca muito boa e necessária levamos pra eles o hip hop e eles nos deram uma riqueza muito grande em reconhecimento da nossa própria identidade e origem. Tínhamos um bom conhecimento da historia de negros norte americano de zumbi dos negros no Brasil, partindo de livros escrito por escritores que tinham pesquisado muitas coisas pelo Brasil a fora, mas da nossa própria origem ainda não por isto foi tão importante pra nos da CUFA, do Grupo, do HIP HOP" diz Dj Taba.
Publico de Vila Bela alem das Oficinas, puderam usufruir do grande Show com LINHA DURA e DJ TABA.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home